Tags

cha

O Chá Verde além de ser a bebida preferida dos japoneses, é a mais consumida em  toda Ásia.  O chá de folhas verdes e de sabor suave é agradável e esconde uma infinidade de propriedades medicinais que vem deixando os cientistas alucinados devido a tantos benefícios que esse chá pode trazer para a nossa saúde.

Mas para os japoneses, o chá verde é muito mais do que simplesmente um chá saudável que é bom para a saúde. O chá verde na cultura japonesa é cheia de significados históricos e espirituais. Tanto que existe até a Cerimônia do Chá, chamada Chanoyu que é um ritual milenar realizado até nos dias de hoje.

O chá verde garante vários benefícios à nossa saúde, prevenindo contra diversos problemas de saúde:

Câncer: Os polifenóis do chá verde atuam contra a enzima quinol-oxidase; enzima esta que estimula o crescimento de células cancerosas no intestino, esôfago, pulmões, mama e pele. Os polifenóis também ajudam a proteger as células saudáveis.

  1. Doenças cardíacas: O princípio ativo do chá reduz o risco da adesão de placas de gordura aos vasos sangüíneos, ajudando a prevenir a arteriosclerose. Também tem efeito anticoagulante.
  2. Acne: O chá verde ajuda a repelir as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação. Também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato.
  3. Depressão imunológica: Uma das substâncias presentes no chá, a etilemina, amplia a capacidade de certos integrantes do sistema das células imunológicas.
  4. Alergia respiratória: Os polifenóis bloqueiam os receptores celulares envolvidos na resposta aos estímulos alergênicos que desencadeiam as reações típicas das renites.
  5. Obesidade: O chá verde acelera o metabolismo, facilitando a queima da gordura corporal.
  6. Colesterol alto: Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
  7. Envelhecimento precoce: Por ser rico em flavonóides— substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres — o chá verde atua combatendo o envelhecimento precoce. Além disso, a erva é rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente. Por isso, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas.
Anúncios