Tags

,

Para quem curte natureza a Costa Rica é destino obrigatório e a visita aos vulcões uma experiência única.

Considerada uma das zonas mais vulcânicas do mundo, a Costa Rica tem alguns vulcões ativos e mais de uma centena de inativos.

Dentre os vulcões ativos destaco alguns para visitação:

Irazú:

IRAZU

É o mais alto do país, está a 3.432m acima do nível do mar, teve uma erupção significativa em 1963 e esteve inativo até 1994 onde ocorreu uma pequena erupção freática, causada por abundantes chuvas que desestabilizam a cratera do vulcão. O vulcão fica na província de Cartago a 54 km de San José, no interior do Parque que leva o mesmo nome (Parque Nacional Vulcão Irazú)

Aberto de segunda à domingo das 8:00am ás 3:30pm, inclusive nos feriados

Entrada: Adultos USD 15,00   / 6 – 12 anos USD 1,00 / menos de 6 anos não pagam

Em dias com céu limpo dá para avistar os oceanos Pacífico e Atlântico.

Poás

vulcan poas

É o mais visitado do país, O vulcão fica no Parque Nacional Poás na província de Alajuela distante aproximadamente de 40 km de San José, conta com várias trilhas entre a cratera e a Laguna Botos (lago formado por uma das crateras) e mirantes nas áreas de ambos

Recentemente teve pequenas errupções em 2006 e 20111.

O Parque Nacional de mesmo nome oferece ao visitante restaurante, cafeteria, centro de atendimento turístico, loja de souvenires, sala com vídeos e maquetes sobre a geologia e os vulcões da Costa Rica, exposição de insetos locais e um anfiteatro, além de ampla área de estacionamento. Há ainda trilhas bem sinalizadas.

Aberto de segunda à domingo das 8h00am às 3h30pm

Entrada:   Adultos USD 15,00  / Crianças 5,00

Rincón de La Vieja

vulcao rincon

O Rincón de La Vieja, fica entre Liberia e Upala (nas províncias de Guanacaste e Alajuela, respectivamente) aproximadamente 264 km de San José, tem uma altitude de 1916 m, a última erupção ocorreu em fevereiro de 1998. No Parque Nacional Rincón de La Vieja onde há opções de trilhas e caminhos a serem feitos

Aberto de terças à domingo das 7h00am às 3h00pm

Entrada:   Adultos USD 15,00  / Crianças USD 5,00

Arenal

arenal

É um vulcão em formato cônico da Costa Rica que é o espetáculo da Vila de La Fortuna na província de Alajuela que fica a aproximadamente 150 km de San José, com uma altitude de 1670 metros. Era considerado extinto até 1968 onde entrou em errupção depois de muitos anos.

Situado no parque Arenal Volcano National Park  é cercado de muita natureza e é recomendável a presença de um guia local, que pode ser contratado na chegada.

Aberto das 8:00am ás 4:00pm

Entrada: USD 10,00