Tags

,

Cascais é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, Dada a sua proximidade com a capital, Cascais acompanhou de muito perto a vida política e militar da História de Portugal, convertendo-se em local de retiro e lazer para a família real.

A zona costeira de Cascais era a primeira a ser avistada pelos navios ao aproximarem-se do Tejo e a última imagem que levavam de Portugal, quando se dirigiam para os diversos pontos do Império. Os seus habitantes viram partir os primeiros descobridores e como regressaram carregados de tesouros de África, especiarias da Índia e ouro do Brasil.

As inúmeras fortificações recordam-nos os ataques dos corsários e as tentativas de desembarque das forças espanholas, francesas e inglesas, em diferentes momentos da História de Portugal.

Em tempos mais recentes, a Região é eleita como pioneira do turismo em Portugal quando, em 1870, a família real elegeu a zona, e concretamente a Cidadela de Cascais, para sua residência de veraneio, pela excelência da sua localização, envolvência natural, clima temperado e qualidade das suas águas marítimas e termais.

Seguindo o curso da história mundial, e de Portugal como um país neutro, a região tornou-se, além de um porto de abrigo numa Europa em crise, um lugar de vital importância estratégica durante a Segunda Guerra Mundial, rodeado de diplomacia e espionagem.

Lugares a conhecer:

Parque natural de sintra-cascais

castelo-dos-mouros-sintra-cascais-2

Boca do Inferno

BocaInferno_02

“Casa das Histórias” – Museu Paula Rego

Casa_das_Historias_Souto_Moura_1

Museu Conde de Castro Guimarães

conde13

Bougainvillea Cascais

32c24daf35e5db4725df52601626ce34

c555439c572b811958368a8e188130eb