Tags

, ,

ceviche peruano

Comer um Ceviche no Peru equivalente a sair para tomar um café no Brasil. Por isso bares e restaurantes estão adotando o prato como aperitivo.

O primeiro registro de Ceviche é de cerca de 2000 A.C., do povo Mochica (litoral norte do Peru), e a receita original era marinar o peixe em suco de tumbo ou curuba (um fruto similar ao maracujá). Mas os Incas tinham uma receita similar usando “chicha”, bebida fermentada de milho. A pimenta foi acrescentada ao longo do tempo e o limão só veio a ser usado a partir do século XVI, quando chegaram os espanhóis, sendo hoje indispensável nas receitas.

De acordo com a Wikipédia: Embora presente em toda a América do Sul, somente os peruanos transformaram o Ceviche em orgulho nacional, sendo parte do Patrimônio Cultural do País e tendo uma data comemorativa – 28 de junho. Há, somente em Lima, mais de 2.000 restaurantes especializados, as “cevicherías”.

Ingredientes:

600g filé de peixe fresco de boa qualidade (corvina , linguado, mahi -mahi)

1 cebola roxa, em fatias finas

1 xícara de suco de limão espremido na hora, cerca de 15-20.

1-2 pimenta dedo de moça , cortados ao meio, sem sementes

2-3 ramos de coentro fresco

1 dente de alho

1 talo de cebolinha / salsinha se preferir

Sal a gosto

O azeite de oliva

 Instruções:

1.Corte o peixe em cubos pequenos, coloque em uma tigela de vidro e cubra com água fria e 1 colher de sopa de sal, cubra e leve à geladeira enquanto prepara a cebola e suco de limão.

2.Corte fatias finas de cebola com 1/2 colher de sopa de sal e lave em água fria.

3.Lave o peixe para remover o sal

4.Junte os cubos de peixe, cebola, cebolinha, alho e pimenta em uma tigela de vidro e despeje o suco de limão sobre os ingredientes. Coloque um pouco de sal. Para minimizar a acidez do limão você pode colocar alguns cubos de gelo na mistura.

5.Cubra e leve à geladeira por cerca de 10-15 minutos .

6.Acrescente os raminhos de coentro. Prove o ceviche de peixe e adicione sal se necessário.

7. Use uma escumadeira para remover o peixe e cebola a partir da mistura de suco de limão e coloque em uma tigela para servir, coloque azeite.

8.Sirva imediatamente com guarnições de sua escolha