Tags

,

tamanco holandes

“Klompen” – um dos símbolos da Holanda

Considerado um dos símbolos da Holanda junto os moinhos e os queijos, o tamanco compõe o traje típico holandês. A madeira usada para a fabricação dos tamancos é especial da árvore conhecida por “ Het Wilgenhout” .

Há vários relatos e dúvidas sobre a origem dos tamancos, historiadores têm encontrado dificuldades para rastrear as origens reais dos tamancos de madeira holandeses. Segundo registros os tamancos mais antigos foram encontrados em Amsterdam, feitos de madeira de amieiro por volta de 1230. Um outro par de tamancos datados de 1271 foi encontrada em Rotterdam, de acordo com o International Klompenmuseum (Wooden Shoe Museum) in Eelde.

Eles eram usados emcampos enlameados, porque eram fáceisde limpar e também eram usados portrabalhadores de fábricasporque a madeira era resistente e protegiam os pés de objetos pontiagudosouem caso de quedas.

A maioria dos tamancos tinha o formato arredondado, más o site IAmsterdam relata outros formatos, com o pontiagudo que segundo eles era para ajudar pescadores a puxar suas redes da água e ainda tinha os tamancos dos contrabandistas que tinha uma pegada para trás esculpida na parte inferior, supostamente para confundir a polícia em perseguição.

Atualmente na Holanda, os tamancos de madeira são usados por fazendeiros, pescadores, operários, e outros para proteger os pés.Os sapatos de madeira também são usados como parte essencial da vestimenta tradicional para a dança de tamancos ou “Klompendanskunst”. Os tamancos usados na dança são feitos de forma diferente, para serem mais leves. Os solados são feitos de serragem e a parte de cima é cortada mais baixa, na altura do tornozelo. Os dançarinos criam o ritmo batendo os bicos e saltos dos tamancos em um piso de madeira.

20100506_clog_dance_0060

A fabricação do tamanco é muito interessante, compartilhei na página do facebook um vídeo caso tenham interesse de ver.

https://www.facebook.com/pages/Josis-trips/508952262602322?ref=hl