Tags

,

PRODUÇÃO DA TEQUILA

Tudo começa com o cultivo da espécie agave tequilana “Weber” blue. A parte principal da planta é o coração ou abacaxi, não as folhas. A primeira poda é em 3 anos e se espera que entre 8 e 10 anos o abacaxi esteja maduro.
agave

O próximo passo é a”jima” ou corte. Com uma ferramenta afiada chamada de jimador são cortados os galhos deixando apenas o”abacaxi” ou tale central do agave. Um especialista pode cortar até 350 abacaxis por dia.

untitled

Os “abacaxi” são introduzidos em fornos, recipientes de aço inoxidável em que são cozidos a uma temperaturade 105ºC num processo que pode estender-se até 18horas. As moléculas de açúcar são decompostas pela ação da água, conhecida como reação de”hidrólise”.

hty

Depois de sair do forno, o produto é moido e espremido o sumo, ou mel. Este sumo do agave cozido extraído é depositado em tanques enormes, de até 50mil litros para a fermentação.

producao-tequila

E por fim como é feito com o vinho, para o envelhecimento, são depositados em barris de carvalho, que proporcionam um sabor diferenciado. E nesta fase podem ficar de 3 a 7 anos dependendo do tipo de tequila desejado.

tn_658_645_barris_tequila_061112

Este é o procedimento da tequila normal, porém como tem mais tipos de tequila, poderá haver variações no processo.

tequila

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história, curiosidades e acompanhar de perto a produção da tequila, há a “Ruta del Tequila”, que premite ao turista percorrer toda a Paisagem de Agave, Património da Humanidade desde 2006. Este percurso inclui os municípios de Arenal, Amatitán, Tequila, Magdalena, Teuchitlán, Etzatlán, Ahualulco e San Juanito.  Saídas de Guadalajara.