Que tal uma conhecer um pouco de nosso país vizinho?

O nome oficial do país é República del Peru

Ainda não há um consenso sobre a origem da palavra Peru. Uma das teorias mais difundidas é até certo ponto engraçada. Ao chegarem naquelas terras, os espanhóis perguntaram aos nativos qual o nome do lugar, e ouviram como reposta: “Biru”. O nome pegou, mas o detalhe é que “biru” significa “não entendo”.

Grande parte da população fala quíchua (ou quechua) e aimará, mas o idioma mais falado é o espanhol.

A população peruana é formada por descendentes de ameríndios, europeus, negros e, em menor grau, árabes e japoneses.

A maior parte dos peruanos é descendente dos povos incas que habitavam o Peru antes da chegada dos primeiros europeus. A grande maioria é mestiça.

As maiores cidades peruanas são Lima, Arequipa, Trujillo, Cuzco, Chiclayo, Huancayo, Chimbote, Iquitos e Piura.

A moeda peruana é chamada de Novo Sol (Nuevo Sol)

A faixa litorânea do Peru é árida, contrastando com os Andes ao centro e com a floresta amazônica a leste. O clima extremamente seco fez com que corpos da era pré-colombiana se mumificassem naturalmente.

Cuzco é capital da província de Cuzco. A palavra cuzco significa umbigo na língua quíchua. Assim como muitas cidades andinas, Cuzco fica acima, bem acima do nível do mar – mais precisamente a 3 400 metros de altitude.

Cuzco foi fundada pelos incas no século 9 d. C.. A cidade foi arrasada por um terremoto em 1.950, mas, curiosamente, boa parte das construções incas permaneceram de pé.

O Peru é famoso no mundo todo pela quantidade de sítios arqueológicos pré-colombianos como Cuzco, Machu Pichu, Olamtaytambo e Sacsaihuaman.

Pela sua variedade de ingredientes e por seu irresistível sabor, a culinária peruana é uma das que mais despertam a atenção do mundo. O prato peruano mais conhecido é o ceviche.

Por falar em culinária nos Andes existe mais de 3 000 variedades de batatas.

A comida de rua mais conhecida do Peru é o picarone, uma rosquinha de batata-doce com abóbora. O picarone é normalmente acompanhada de um caldo doce bastante comum nos Andes chamado chancaca.

Postei  fotos do Peru na minha página do facebook, e algumas abaixo.

valle sagrado dos incas 2 trilha inca machu-picchu-lama ceviche Citadel of Chan Chan La Libertad pastries cusco-peru-san-pedro-market laguna de llanganuco - huaraz

Anúncios