Tags

,

Ciabatta é um dos pães mais tradicionais da Italia.

Ingredientes: 

1, 65 litros de água

75 g de fermento biológico fresco ( 25 g do seco)

2250g de farinha de trigo branca

25g de sal

Azeite de oliva q.b.

Modo de Preparo

  1. Combine a água com o fermento na tigela até que esteja completamente dissolvido.
  2. Adicione a farinha e o sal e misturando com a ponta dos dedos, sovando bem até que a massa esteja lisa e elástica ( o ponto da massa é mais mole e grudenta pois ela trabalha com 68% de água).
  3. Coloque a massa em um recipiente ligeiramente untado com azeite, tampe e deixe a massa crescer até dobrar de volume. Cerca de 1 hora.
  4. Retire a massa da tigela e passe para uma superfície de trabalho bem enfarinhada. Jogue mais farinha e comece estender a massa em formato retângulo e com 1 cm de altura
  5. Estenda delicadamente em formato de retângulo com cerca de 25 cm X 45 cm.  Corte o formato desejado e acomode nas assadeiras bem delicadamente, deixe fermentando por mais 1 hora, bem coberta e vedada para que dobre de tamanho.
  6. Após esta fermentação  e com a ajuda de uma espátula, deverá proceder com os cortes. Caso queira trabalhar com pão menores corte em tamanho menor  e estenda pela forma como ensino abaixo.
  7. Asse em forno 220 a 230ºC (Se possível com vapor, pra isso basta pulverizar o forno quente com água fria !) até dourar (cerca de 30 minutos a 40 minutos)

Retire as ciabattas da assadeira e, se desejar, pincele-as com azeite e salpique com farinha.