Tags

,

SHAKSHUKA.jpg

O Shakshuka (“mistura”, em árabe tunisiano) é um prato originário da Tunísia, no Oriente Médio e que hoje é bastante consumido em Israel, principalmente no café da manhã e na janta.

A gastronomia de Israel engloba uma multiplicidade de elementos da culinária judaica, marroquina, iraniana e de várias outras cozinhas dos estados árabes. Em todos eles, a utilização de alimentos sazonais que crescem em áreas ao seu redor é sempre prioridade, ainda mais quando se trata de pratos tradicionais que são feitos com a paixão e avidez de quem sabe a importância dos métodos perpetuados ao longo de gerações e com o medo de sempre ter tido isso ameaçado por constantes conflitos políticos e religiosos.

Ingredientes
  • 1 xícara de molho de tomate caseiro*
  • 5 tomates bem maduros
  • 2 pimentões vermelhos
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 4 ovos caipiras orgânicos
  • Azeite de oliva extra-virgem
  • Zaatar
  • Cominho
  • Sal e pimenta
  • Salsinha
Instruções
Para o molho de tomate caseiro:
  1. Coloque dois tomates picados no liquidificador com azeite, alho, um pouquinho de sal e o tempero que desejar (orégano, manjerona..). Bata até que fique uniforme e reserve.
Para o shakshuka:
  1. Corte a cebola, os tomates e os pimentões em pedaços pequenos ou médios. Reserve.
  2. Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite em fogo baixo por alguns minutos e adicione o molho de tomate, os pimentões e temperos (nesse caso, o zaatar, cominho, salsinha, pimenta e sal). Espere os pimentões ficarem macios e adicione o restante dos tomates picados.
  3. Deixe cozinhar em fogo baixo até que o molho comece a borbulhar e fique um pouco mais denso. Confira o gosto e ajuste caso preciso. Enquanto isso, quebre os 4 ovos em compartimentos diferentes.
  4. Abra 4 espaços no molho e coloque os ovos com cuidado para não quebrar as gemas. Tampe a frigideira e deixe ferver até perceber que estão quase cozidos. Desligue antes que estejam para que a gema do ovo fique mole*.
  5. Finalize com salsinha picada. Sirva ainda quente com o acompanhamento que preferir. Sugestões: pão francês/pão pita, batatas ou arroz.
♦ Sempre que possível tente fazer o molho de tomate em casa. É super fácil, você pode temperar do jeito que preferir, fica mais saboroso e contém bem menos sódio do que o industrializado.
♦ Caso você prefira a gema do ovo cozida, deixe ferver por mais tempo antes de desligar o fogo. Como o Shakshuka é geralmente servido com pão, a gema mole é mais comum.
♦ Eu gosto bastante do tempero Zaatar (mistura moída de tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, sumagre e sal), mas se não o encontrar para comprar tente páprica picante, flocos de pimenta vermelha ou açafrão, por exemplo.
♦ Você também pode fazer porções individuais/fazer apenas o molho e congelar para facilitar o preparo do prato a qualquer hora.
♦ Receita com bastante proteína e poucas calorias.