Tags
Acer é um gênero botânico pertencente à família Aceraceae, podendo ser denominada com o nome comum de bordô. Existem aproximadamente 128 espécies, a maioria das quais são nativas da Ásia, mas várias espécies também podem ser encontradas na Europa. Em sua maioria ultrapassa os 200 anos de vida. Em 1965 a folha do Acer foi estampada na bandeira do Canadá como um símbolo do país.
Da seiva da árvore é produzido o xarope de bordo ou xarope de ácer, consumido principalmente com torradas, panquecas e rabanadas o MAPLE SYRUP.
A produção de Maple Syrup não demanda muito trabalho e etapas, e é feita apenas uma vez por ano, sempre na primavera. Durante o frio, ocorre um armazenamento de amido nos troncos e nas raízes das árvores. Com a chegada da primavera e as temperaturas mais quentes, o amido é transformado em açúcar. A partir disso, a seiva é retirada dos troncos das árvores através de um bico, e fica pendurado um balde com um guincho para ir armazenando o líquido obtido.
Muito produtores locais possuem mais de 50 mil torneiras fincadas nas arvores de Acer/Maple. A segunda etapa da produção consiste no cozimento da seiva, onde a água irá evaporar, e deixar um xarope bem grosso e caramelizado. A redução irá apurar o sabor do xarope ainda mais, tornando-o muito especial e saboroso. Após certificar de que o liquido está na textura ideal, ele é filtrado para remoção dos resíduos, tem sua densidade ajustada, e são classificados de acordo com cor e sabor.
A classificação do Maple Syrup é feita por “notas”, mas é importante ressaltar que ambos possuem alta qualidade, a mesma quantidade de açúcar, e a mesma densidade. A diferença entre os xaropes está na intensidade do sabor e na cor. Todo o processo de produção é 100% natural, sem a adição de qualquer tipo de aditivo, justamente para aproveitar o maravilhoso sabor do açúcar natural da árvore.
Com um consumo mundial enorme, o Maple Syrup original é feito em Vermont (Canadá), mas também existem pontos de produção nos EUA. Hoje o Canadá engloba 83% da produção do xarope de bordo no mundo. O seu preço é relativamente alto, mas é justificado por ser algo único, natural, e com um baixo rendimento, tendo em vista que 150 litros de seiva produzem cerca de 4 litros de xarope. Seja nas panquecas, nos “waffles”, ou nos pratos salgados, a certeza de que o Maple Syrup será uma ótima companhia para agregar sabor é garantida.
Eu até vi em um vlog no youtube um rapaz que ta fazendo intercambio por lá. E quando a produção de Maple Syrup começa é uma festança retada rs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu também fiz intercâmbio lá. Adorei!! Hoje só vou a trabalho, más adoro o país todo!!!
CurtirCurtir
Nossa que máximo viu.É um sonho pra mim!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Se puder ir algum dia, recomendo..você vai adorar.
CurtirCurtido por 1 pessoa