Tags

,

kibe-frito

Quibe (ou kibe; em árabe كبة [‘kibbeh] ou [‘kubbah]) é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolinho de massa de triguilho ou semolina, recheado com carne (eventualmente substituída por carne de soja), temperada com ervas, que pode ser servido cru, cozido ou frito. O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola. É um prato muito popular e considerado o prato nacional no Líbano, Síria e Iraque. É também comum no norte da África, na Turquia, na península arábica e em parte do  Cáucaso, como na Armênia. Imigrantes sírio-libaneses, oriundos do antigo Império Otomano difundiram a receita para outras partes do mundo, em especial para a América do Sul.

Ingreditentes:

2 xícaras trigo para kibe

500g de cordeiro picada

1 cebola média picada

1 colher de chá de especiarias mistas

1 colher de chá de ervas mistas cominho em pó

1 colher de chá

Uma pitada de pimenta água

Para o recheio:

200g de cordeiro picada

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 cebola média picada finamente

1 colher de chá de especiarias mistas

Sal e pimenta
Modo de preparo:

Coloque o trigo para kibe em uma tigela, cubra com água fria e deixar repousar durante 15 minutos. Escorra e esprema o trigo para kibe nas mãos para suavizar. Coloque o cordeiro no processador de alimentos até chegar a uma pasta fina. Adicione o restante dos ingredientes (adição de água um pouco de cada vez) e misturar. Retire e reserve. Para preparar o recheio: Aqueça o óleo em uma panela, adicione a cebola adicionar cordeiro e especiarias, cozinhe mexendo até que o cordeiro ficar bem frito.

Forme o kibe em bolas usando as mãos húmidas. Faça um buraco no centro utilizando o polegar, e coloque uma colher de chá (ou mais) do receheio. Deixe em forma oval e frite em óleo quente (em lotes) até dourar.

Escorra em papel absorvente.