Tags

,

 

São três os principais grupos berberes: tuaregues, tamazights e chleuhs.

Segundo a história, os berberes viviam em tribos no deserto do Saara, em zonas onde agora estão vários países como Argélia, Mauritânia e, claro, Marrocos, entre outros da região do Magreb.

Muitos marroquinos são, claramente, descendentes dos berberes. Diz-se que serão cerca de três quartos dos marroquinos descendentes deste povo.

O facto de o povo berbere se ter adaptado ao rigor climático do deserto, e ao andar de camelo, fez com que se tornassem transportadores. Seguiam as caravanas de mercadores e eram comerciantes de quase tudo. Desde pedras preciosas, a peles, tecidos e até às especiarias.

Actualmente, são um povo que continua a seguir-se por muitas tradições tribais mas que se adaptou aos tempos modernos em várias facetas.

Apesar de a ideia geral dos berberes, ser a de povos nómadas que estão em permanente mudança, a atravessar o deserto com camelos, muitos acabaram por se fixar em terras do interior e vivem da agricultura. Aquando da expansão islâmica, nos séculos VIII e IX, muitos berberes converteram-se ao Islão, que se tornou a religião do Estado.

Mulheres berberes

32d7262fd00347d2744f8a11e84fe132