Tags

, ,

bobotie

Bobotie é um prato típico da culinária da África do Sul, mais especificamente da tradição dos malaios-do-cabo, composto por carne moída cozinhada e misturas de temperos doces e assada no forno com uma cobertura de ovos batidos com leite

Ingredientes:

1 fatia de pão velho

1 xícara de leite

2 colheres (sopa) de óleo vegetal

2 cebolas grandes picadas

2 dentes de alho picados

1 colher (sopa) de curry em pó

1 kg de carne de cordeiro moida

1/2 xícara de uvas-passas

4 pedaços de casca de limão

12 amêndoas sem casca, picadas

1/4 xícara de suco de limão

3 colheres (sopa) de chutney de manga

2 ovos

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

½ colher (chá) de pimenta-do-reino em pó

1/2 colher (chá) de açafrão

Preparo:

  • Preaqueça o forno a 175 graus C. Unte uma forma refratária grande. Coloque o pão em um prato raso e despeje o leite por cima.
  • Aqueça o óleo numa frigideira em fogo médio-alto. Misture a cebola e o alho e cozinhe até que dourem, cerca de 5 minutos. Reduza o fogo para médio-baixo, e junte o curry. Cozinhe, mexendo por 2 minutos, em seguida, retire a frigideira do fogo e deixe esfriar.
  • Enquanto a cebola esfria, misture a carne, as passas, as cascas de limão, as amêndoas, o suco de limão, o chutney, e um ovo em uma tigela grande. Esprema o excesso de leite do pão e junte o pão à carne; reserve o leite restante. Tempere com açúcar, sal, pimenta e açafrão. Adicione a cebola e misture bem. Transfira para a forma untada.
  • Asse no forno preaquecido por 1 hora. Bata outro ovo com o leite restante e despeje uniformemente sobre a forma. Retorne ao forno, e continue a assar por mais uns 15-20 minutos.

 

 

Anúncios