Tags

República Dominicana é conhecida no mundo todo pelo merengue, esse ritmo quente e contagioso que têm invadido os cinco continentes e que têm-se convertido na principal senha de identidade deste país.

A República Dominicana conta com os complexos turísticos mais importantes e desenvolvidos do Mar Caribe, sem deixar de ser por isto um destino para todo tipo de economia.

O maior destaque são as lindas praias mais conhecidas do mundo: Porto Plata, Sosúa ou Samaná na costa norte; Punta Cana, no oriente da ilha ou Boca Chica, a praia mais próxima à capital.

04_bayahibe_hov

Localização

Com uma extensão de 48.671 quilômetros quadrados, a República Dominicana ocupa dois terços da ilha de Santo Domingo. É a segunda ilha maior das Antilhas e está situada no centro do arquipélago, muito perto do Trópico de Câncer.

A República Dominicana encontra-se à mesma distância de Miami, Estados Unidos da América, que de Caracas, Venezuela. Limita ao norte com o Oceâno Atlântico, ao leste com o Canal da Mona, que separa-la de Porto Rico, ao sul com o Mar Caribe e ao oeste com a República de Haití. Com esta última, não está separada por nenhuma fronteira natural que limite claramente as duas nações, de forma que ambas partilham numerosos rios, vales e montanhas que fazem do território uma região física só.

mapa-da-localizaçao-da-Ilha

Parques Nacionais

O país conta com 14 Parques Nacionais ou reservas científicas, entre os que destacam o Parque Nacional J. Armando Bermúdez, o Parque Nacional José do Carmen Ramírez, o Parque Nacional Ilha Cabrito, o Parque Nacional dos Haitises ou a Reserva Científica do Vale Novo.

parque

Flora e Fauna

A natureza na República Dominicana é rica e variada, com predomínio das regiões úmidas e pouco elevadas nas que floresce o bosque tropical, pródigo em madeiras nobres como o ébano ou a caoba. Na parte mais alta encontram-se fetos arvóreos e epifitos, na região central do Cibao os bosques de pinho, enquanto que nas zonas mais secas predomina a vegetação própria da savana.

punta cana (3)