Tags

, , , , , ,

CULINÁRIA YUCATECA

A distintiva cozinha regional do estado de Yucatan incorpora muitos dos ingredientes utilizados tradicionalmente na cozinha maia, incluindo o milho, o chocolate, o peru selvagem, a abóbora, os chiles e os tomates, além dos ingredientes europeus tais como a carne de porco, as laranjas dos espanhóis e o queijo Edam dos holandeses. A cozinha yucateca é diferente da cozinha tradicional mexicana, em parte devido ao isolamento geográfico da região de Yucatan de outras regiões do México, bem como às influências europeias, caribenhas, do Oriente Médio e indígenas. Muitos dos deliciosos pratos que encontraremos nos cardápios dos restaurantes de Mérida, não são preparados tradicionalmente em outras cidades do país.

Dois temperos que, frequentemente, são utilizados na cozinha maia, são o achiote (um molho feito de sementes moídas de achiote) e o pipián (molho feito de sementes moídos de abóbora).

COCHINITA PIBIL 

cochinitaok

Cochinita pibil é um prato típico da culinária de Yucatán, e consiste em carne de porco marinada com achiote, laranja amarga e vários condimentos, cozinhada no forno, dentro de folhas de banana-da-terra.

POC CHUC

Poc-Chuc.jpg

Carne de porco magra marinada, assada e servida com cebola assada, feijão.

PANUCHOS

panuchos

A Panucho é uma especialidade comida mexicana do Yucatán feita com uma tortilla é recheado com feijão preto e coberto com repolho picado, frango ou peru, tomate, cebola roxa em conserva, abacate e pimenta jalapeño em conserva.

PAPADZULES

prueba-los-papadzules

Papadzul é uma preparação típica da culinária de Yucatán, consistindo em tortillas recheadas com ovo cozido, molho de sementes de abóbora, cobertas com molho de tomate e “chile habanero”; por vezes, diz-se que esta é uma autêntica iguaria dos maias

LONGANIZA DE VALLADOLID ASADA

image.axd-2.jpg

A longaniza de Valladolid é feito com carne de porco, temperado com pimentas, alho, vinagre, cominho, tomilho, cravo e manjerona a gosto. É servido grelhado, acompanhado de laranja e molho.