Tags

,

Maceió é a capital do estado de Alagoas está localizada no litoral Nordeste do Brasil. Sua população é de 932.608 habitantes (censo de 2010). Maceió tem altitude média de 7 metros acima do nível do mar. Seu clima é quente e úmido e a temperatura média anual é de 25°C. Alagoas é considerado o caribe Brasileiro.  Está situado no leste da região Nordeste e tem como limites Pernambuco, Sergipe, Bahia.

Nenhum dos 40 quilômetros de praias de Maceió consegue desapontar o visitante. São águas transparentes, com nuances que vão do verde clarinho ao azul turquesa, piscinas naturais, areias douradas e imensas manchas verdes, formadas ora por coqueirais, ora por fazendas de cana-de-açúcar. Os litorais Norte e Sul, repletos de cenários encantadores.

maceio_564x300

O grande barato da capital alagoana é que as praias urbanas são tão bonitas quanto as mais afastadas. Mas é importante ficar atento às condições para banho.

Mesmo assim, vale a pena passear pela orla, onde se encontra uma boa infraestrutura com barracas e cadeiras para alugar, ciclovia e um imenso calçadão onde ficam as famosas tapioqueiras.

 ·         Praia da Avenida: uma praia muito tradicional com águas mansas, largura adequada para a prática de esportes como futebol, vôlei, entre outros, porém esta praia possui um pequeno agravante porque as suas águas são impróprias para o banho. Por outro lado você tem brinde uma avenida da orla linda e muitas barraquinhas onde é possível parar e admirar o pôr do sol.

É uma praia urbana, localizada ao lado do porto de Maceió. Passou a ter esse nome em função dos anseios mundiais pela Paz, depois da Primeira Guerra Mundial.

É onde se localiza o Memorial à República, que faz homenagem ao Proclamador da República, Marechal Deodoro da Fonseca e ao Marechal Floriano Peixoto, ambos alagoanos.

Praia-da-Avenida-1

·         Cruz das Almas: recebeu esse nome porque antigamente era um cemitério de índios no local. Esta praia já fica na saída da cidade de Maceió e se tornou o maior point de turistas alagoanos.

Já foi um cemitério indígena e é carregado de misticismo, fortalecido pela força de suas ondas, que de dia é o paraíso dos surfistas e nas noites de lua cheia é o cenário ideal dos namorados. Esta praia é dividida em duas partes, sendo uma mais deserta e outra urbanizada, com barracas de serviços, restaurantes e opções de hospedagem. De mar bravo, ótima para a prática do surf.

cruz das almas

·         Praia de Ipioca: foi por esta praia que os holandeses observavam o mar durante as invasões do período colonial. Hoje a praia é bem tranquila e conhecida pelas suas águas bem mornas e relaxantes.

praia-de-ipioca-maceio 1

praia-de-ipioca-maceio

A praia oferece somente um restaurante chamado Hibiscus, más a praia é muito agradável, parece uma praia quase deserta.

hibiscus.jpg

·         Praia de Jacarecica: também muito procurada por surfistas da região. Eles se dividem nas águas dessa praia com os pescadores, muito frequentes na orla. Não é uma praia liberada para banho.

Más é de uma beleza bem característica com suas falésias avermelhadas com até 20 metros de altura, que contratam com a cor azul do mar, formando uma paisagem de imensa beleza.

Jacarecica do Sul

jacarecica-do-sul 1