Tags

,

Típicos do Natal alemão, os lebkuchen são uma espécie de biscoito doce ou pão de mel fino, feitos com farinha, ovos, açúcar, mel, especiarias, nozes e frutas cristalizadas. Eles podem ser encontrados em feiras e festas tradicionais da Alemanha, e são normalmente servidos em formato de coração, decorados com confeitos coloridos e frases divertidas, tornando-se até um souvenir para os turistas.

Lebkuchenherz.jpg

Ingredientes  

·         100 g de mel

·         100 g de melado

·         175 g de açúcar mascavo

·         1 ovo

·         1 colher (sopa) de suco de limão siciliano

·         1 colher (chá) de raspas de limão siciliano

·         350 g de farinha de trigo

·         1 / 2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

·         1 colher (chá) de canela em pó

·         1 colher (chá) de cravo em pó

·         1 colher (chá) de pimenta da Jamaica em pó

·         1 colher (chá) de noz-moscada em pó

·         3 pedaços de casca de frutas cristalizadas

·         30 g de avelãs picadas

·         Para a cobertura

·         200 g de açúcar

·         100 ml de água

·         2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Em uma panela média, misture o mel e o melado. Leve-os para ferver. Após fervidos, retire-os do fogo e acrescente o açúcar mascavo, o ovo, o suco e as raspas de limão. Em uma vasilha grande, misture a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela, o cravo, a pimenta e a noz moscada. Junte todos os ingredientes, inclusive o melado com o açúcar. Misture bem, acrescente a avelã e os pedaços de laranja cristalizada. Cubra esta massa e deixe-a na geladeira durante a noite

1.     Preaqueça o forno em temperatura média (180 C). Unte um tabuleiro. Separe a massa em partes pequenas. Em uma superfície enfarinhada, pouco a pouco, abra cada pedaço da massa com 5 cm de espessura. Corte a massa aberta em pequenos retângulos e coloque estes pedaços no tabuleiro untado, com a distância de 2 cm entre eles.

2.     No forno preaquecido, asse os biscoitos por 10 a 12 minutos ou até que os biscoitos estejam secos. Coloque a cobertura dos biscoitos, enquanto eles ainda estiverem quentes. Remova-os do forno rapidamente e deixe que esfriem. Armazene os biscoitos em um pote bem fechado (recipiente hermético) por alguns dias para que fiquem mais macios.

3.     Para fazer a cobertura: Use uma panela pequena e misture o açúcar com a água e deixe que cozinhe até atingir a temperatura de 110-115 C, ou até atingir o ponto de bala mole. Remova o caramelo do fogo e acrescente o açúcar de confeiteiro. Se a cobertura começar a ficar muito dura, quando colocada sobre os biscoitos, retorne-a ao fogo, com um pouco de água para que os cristais de açúcar se dissolvam.