Tags

Pomerode é uma cidade encantadora, localizada no Vale do Itajaí a 33 km de Blumenau. Ela é considerada a cidade mais alemã do Brasil. Dá para notar isso não só pelos traços da população da cidade, mas também por sua arquitetura.

A Colonização de Pomerode teve início em 1861, quando as primeiras famílias vindas da Pomerânia receberam seus lotes de terra. Essas famílias foram trazidas para o Brasil por intermédio do Dr. Hermann Blumenau, o principal responsável pela colonização da região. A demarcação desses lotes foi uma estratégia de estabelecer uma ligação terrestre com a Colônia de Dona Francisca, na região de Joinville, possibilitando assim o incremento do comércio entre as duas colônias.

A vida política de Pomerode iniciou-se oficialmente em 1934, com a instalação do Distrito de Rio do Testo, subordinado a Blumenau. Em 1958, o Município de Pomerode foi desmembrado de Blumenau, e em 21 de Janeiro de 1959 ocorreu emancipação político-administrativa do município.

As casas coloniais foram edificadas em enxaimel, técnica construtiva na qual a madeira assume função estrutural, sendo a alvenaria empregada apenas para o fechamento dos vãos, sem função estrutural, apresentando como característica arquitetônica comum a grande inclinação dos telhados. Uma belíssima paisagem confere a Pomerode características que a diferenciam das cidades do Vale do Itajaí.

Pomerode encanta turistas e moradores o ano inteiro.

Casas em enxaimel, ruas limpas, presença marcante de área verde, gastronomia rica e cultura alemã em cada detalhe.

pomerode.jpg

pom3

pom5

pom4

Anúncios