Tags

,

Praias caribenhas, belezas naturais e história fazem da Península de Yucatán um destino imperdível no México.

Não importa o que você procura como viajante. Se é aventura, tranquilidade em praias paradisíacas ou riqueza histórica. Tudo isso você encontra na Península de Yucatán, no México.

Um destino completo. A melhor definição para a Península de Yucatán, no México, até poderia ser confundida com a apresentação de outros destinos, mas poucos lugares no mundo se encaixam perfeitamente nesta classificação. Isso porque a região pode ser explorada de inúmeras maneiras, agradando aos mais variados perfis de viajante.

História, aventura, arqueologia, praias paradisíacas e outros cenários naturais são alguns dos componentes que fazem da Península de Yucatán um dos destinos mais completos do globo. Segue algumas dicas imperdíveis dessa região:

Cancun

A principal estrela na rota turística do litoral mexicano, Cancun é o paraíso, em vários sentidos. Primeiro, porque é dona de algumas das mais belas praias do Caribe; segundo porque pode ser definido como um destino barato, com hospedagem bem em conta, principalmente para os visitantes que não fazem questão de se hospedar em resorts de luxo, tão comuns na cidade; e, por fim, porque tem tudo o que os viajantes querem: praias badaladas, boa infraestrutura e a possibilidade de praticar diferentes atividades em meio à natureza.

 

Puerto Morelos

A menos de 40 km de Cancun, a cidade de Puerto Morales é a primeira a compor a Riviera Maya, como é conhecida a rota que se estende até a cidade de Punta Allen e que possui 130 km de extensão. Por ser um destino em ascensão, seus hotéis oferecem diárias acessíveis, sendo uma ótima opção para quem quer viajar para o México, conhecer o melhor do país, mas sem gastar muito. Suas águas cristalinas, além de serem favoráveis para o banho, permitem a prática de diferentes modalidades como windsurf, snorkeling e mergulho.

 

Playa Del Carmen

Seguindo pela Riviera Maya, a próxima parada fica a 35 km de distância. A Playa Del Carmen é uma continuação das belezas de Cancun e Puerto Morelos, com diversas opções de hospedagem, das mais baratas às mais luxuosas. Seu grande trunfo, porém, é o clima de vilarejo, com apenas uma rua comercial, a Quinta Avenida, que concentra todo o comércio da região. Os visitantes podem transitar tranquilamente pelas belezas locais, sem ter que se preocupar com o uso de veículos para isso.

 

Tulum

Mais adiante, andando pouco mais de 60 km, é possível chegar a Tulum. Se em Playa Del Carmem o visitante se sente em um vilarejo de pescadores, esta sensação fica muito mais intensa em Tulum, um lugar tranquilo, que continua longe do olhar dos turistas. Sem grandes hotéis e centros de compras, a cidade é indicada especialmente para os viajantes que querem se distanciar completamente do agito de centros urbanos movimentados.

Ilha Cozumel

Deixando a Rivera Maya de lado, mas ainda no litoral, vale a pena passar alguns dias na ilha de Cozumel, que fica bem acessível a partir das praias que compõem esta parte da costa mexicana. Saindo da Playa Del Carmen, por exemplo, é só embarcar em um ferry boat, que faz a travessia em até 40 minutos. Ao desembarcar na ilha, o roteiro pode ser montado de diferentes maneiras: seja para explorar suas praias de areia branca e águas cristalinas; desbravar suas reservas naturais; ou curtir suas atrações culturais, que incluem ainda centros de compras, museus e outros espaços que preenchem facilmente o dia dos visitantes.

Cenote Ik Kil

No interior, a Península de Yucatán abriga mais de 7 mil cenotes. Estas imensas cavidades naturais, que surgem a partir do colapso da rocha-mãe calcária e que dão visibilidade a águas subterrâneas, são encontradas apenas no México – formações parecidas com os cenotes podem ser encontradas em outros lugares do mundo, como Cuba e Austrália. O cenote Ik Kil é o principal destaque no país e chama a atenção dos visitantes, tanto pela beleza estonteante, quanto pela riqueza histórica, marcada por lendas e mitos da antiga civilização Maia. Fica próximo à cidade arqueológica de Chichén Itzá, outra maravilha da Península de Yucatán.

Chichén Itzá

Parada obrigatória para quem está visitando o México em busca das construções deixadas pelas antigas civilizações que habitaram o país, a cidade de Chichén Itzá é dona de um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. Dentre os monumentos históricos que fizeram o destino alcançar este título, destaque para a pirâmide de Kukulkán (foto), o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros que impressionam os visitantes que chegam à região para conhecer melhor o legado maia.